Neurocirurgia

DOENÇAS

Atualmente, a Disciplina de Neurocirurgia da Santa Casa de São Paulo é capacitada para o tratamento de todas as afecções (doenças) neurocirúrgicas. Nossa atuação é subdividida nas seguintes áreas:

+Neurotraumatologia
traumatismo cranioencefálico e raquimedular
+Trauma
É uma endemia nacional em ascensão. O traumatismo craniencefálico (TCE) grave é a maior causa de morbidade e mortalidade em adultos jovens. As sequelas associadas são funcionais, sociais e econômicas. A lesão cerebral é causada pelo impacto e por processo que inicia-se horas e dias após o trauma inicial.
+Neurocirurgia vascular e endovascular
Aneurismas cerebrais, malformação arteriovenosa, fístulas intracranianas, doença de Moyamoya, entre outras
+Neuro-oncologia
Tumores do Sistema Nervoso Central (adulto e infantil)
+Coluna
Doenças degenerativas da coluna vertebral, tumores raquimedulares e cirurgias minimanente invasivas
+Neurocirurgia Funcional
Tratamento dor, cirurgia de epilepsia e cirurgia dos distúrbios do movimento
+Neuroendoscopia e Neurocirurgia minimamente invasiva
Tumores da hipófise, neurocisticercose, hidrocefalia e cistos intracranianos.
+Hidrocefalia
Trata-se de distúrbio da circulação, reabsorção ou produção do líquido cefalorraquidiano (líquor). Pode levar ao aumento da pressão intracraniana, sendo altamente debilitante em suas formas crônicas e potencialmente fatal em sua apresentação aguda. Necessita quase que invariavelmente de tratamento cirúrgico, que pode ser realizado pela implantação das chamadas derivações ventriculares interpostas com válvulas ou pela realização de cirurgia endoscópica.
+Tumores de Hipófise
É a glândula mais importante do sistema endócrino humano. Está relacionada com praticamente todo equilíbrio hormonal da nossa espécie. Pode ser sede de tumores, sendo os mais frequentes os Adenomas Hipofisários. Tratam-se de tumores benignos que podem secretar ou não diferentes hormônios e causar perda progressiva da visão pela proximidade das vias ópticas. Grande parte destes tumores requer tratamento cirúrgico
+Neurocisticercose
É a parasitose mais comum do sistema nervoso do ser humano. É causada pelas formas larvárias da Taenia solium: o Cysticercus celulosae e o Cysticercus Racemosus. A ingestão de carne suína contaminada leva à forma intestinal da doença, a Teníase, vulgarmente conhecida como “solitária”
+Cistos Aracnóideos
Tratam-se de malformações da membrana aracnóide, uma das meninges que envolve o sistema nervoso central. Uma duplicação da membrana aracnoide gera cistos no encéfalo e medula, que podem tornar-se hipertensivos e comprimir estruturas nervosas adjacentes. Muitos são completamente assintomáticos mas, podem causar cefaleia crônica, crises epilépticas e déficits neurológicos. Podem necessitar tratamento cirúrgico sendo uma das principais indicações para Neuroendoscopia.
+Base de crânio
Neoplasias da base do crânio e tratamento das lesões de nervos cranianos. A região denominada “Base de Crânio” é basicamente o local do crânio onde o encéfalo repousa. Pode ser acometida por diversas doenças, mais comumente tumores benignos e malignos como Schwanomas, Paragangliomas, Adenomas Hipofisários, Carcinomas, Meningeomas, Cordomas entre outros. O tratamento cirúrgico desta região é extremamente complexo e frequentemente requer a participação combinada de neurocirurgiões, cirurgiões de cabeça e pescoço e otorrinolaringologistas.
+Neurocirurgia pediátrica
Hidrocefalia, mielomeningocele e malformações cranianas em geral

CORPO CLÍNICO

Prof. Dr. José C. E. Veiga
CRM 28.303

Consultório:
Centro Médico Hospital Santa Isabel – R. Jaguaribe, 144 – 8o Andar/Santa Cecília, São Paulo-SP
(11) 2176-1938
E-mail: neurocirurgia@santacasasp.org.br

Prof. Dr. Américo R. Leite dos Santos
CRM 87.714

Consultório:
Centro Médico do Hospital Santa Isabel, R. Jaguaribe, 144 – Santa Cecília, São Paulo-SP
Tel.: (11) 2821-5222

S.eT. Clínica Médica Ltda. Av. Paulista, 726 Conjunto 1208 – Bela Vista, São Paulo-SP
Tel.:  (11) 3253-2155

Dr. Guilherme B. de Aguiar
CRM 137.419

Rua Jaguaribe, 144 – Santa Cecília, São Paulo – SP

Dr. João Luiz Vitorino Araujo
CRM 123.776

Consultório:
Centro Médico do Hospital Santa Isabel, R. Jaguaribe, 144 – Santa Cecília, São Paulo – SP

Dr. Luiz Fernando Cannoni
CRM-SP 73.786

Rua Conselheiro Cotegipe, 543, Belenzinho – São Paulo – SP

Prof. Dr. Nelson Saade
CRM-SP 66.729

Centro Médico Santa Isabel – Rua Jaguaribe, 144 – Santa Cecília – São Paulo-SP

Prof. Dr. Nilton Alves Lara Jr
CRM-SP 77.004

Rua Mato Grosso, 306 – Cj. 1006 – Higienópolis, São Paulo – SP

Prof. Dr. Alexandros T. Panagopoulos
CRM-SP 79.733

R. Emilio Mallet, 317, 8º andar – sala 809 – Tatuapé – São Paulo-SP
Tel.: (11) 2093-9603

R. Jaguaribe,144- Santa Cecília – São Paulo-SP –

Dr. Eduardo Urbano da Silva
CRM-SP 108.896

Consultório:

Av. Albert Einstein, 627 – Bl. A1 – 3º andar – Sala 305 – Morumbi – Hospital Israelita Albert Einstein – Pavilhão Vicky e Joseph Safra

Tel.: (11) 3435-7069

Prof. Dr. Jefferson Walter Daniel
CRM-SP 45.205

R. Jaguaribe, 144 – Santa Cecília, São Paulo – SP

Dr. Juan Antonio Castro Flores
CRM-SP 90.346

Praça Amadeu Amaral 47, Cj 111
Tel.: (11) 3285-1980

Prof. Dr. Mario Luiz Marques Conti,
CRM-SP 62.811

Consultório: Centro Médico Santa Isabel – Rua Jaguaribe, 144 – Santa Cecília – São Paulo- SP

Dr. Milton Hikaru Toita
CRM-SP 54.207

Médico Assistente da Disciplina de Neurocirurgia da Santa Casa de São Paulo Ambulatório do Hospital Nipo-brasileiro e do Hospital Santa Cruz

Dr. Vinícius Monteiro de Paula Guirado
CRM-SP 91.520

R. Jaguaribe, 144 – Santa Cecília, São Paulo – SP

Elaine de Carvalho Giovannelli,
CRP 06/86.390

Psicóloga e Neuropsicóloga
Graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
Especialização em Neuropsicologia pela FMUSP/ CEPSIC
Neuropsicóloga na Santa Casa de São Paulo
Professora na gradução e pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa de São Paulo
Mestranda em pesquisa em cirurgia na Faculdade de Ciências Médicas da Santa de São Paulo

Ana Paula Sabatini de Mello Braga
CRP 06/61.783

Psicóloga e Neuropsicóloga
Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo
Pós-graduada em Neuropsicologia pela Escola Paulista de Medicina / Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP
Chefe do sector de Neuropsicologia da Santa Casa de São Paulo
Coodernadora do curso de Pós-graduação em Neuropsicologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa de São Paulo

ARTIGOS

Aneurisma Cerebral por Prof. Dr. José Carlos Veiga

O aneurisma cerebral, que é a dilatação anormal de uma artéria localizada no cérebro, possui diversos formatos e tamanhos. Constitui uma das principais causas de morte súbita e, uma vez ocorrido, as primeiras 48 h são as mais críticas, pois, nesse período, pode ocorrer o ressangramento.

A manifestação clínica do aneurisma cerebral geralmente é uma dor de cabeça muito forte, relatada como a pior que a pessoa teve na vida. É tão intensa, que pode vir acompanhada de perda de consciência, breve desmaio, vômitos e um mal-estar geral acentuado.

Uma vez estabelecido o quadro clínico, com reconhecimento e identificação dos sintomas, o melhor diagnóstico é feito por meio de uma tomografia computadorizada, sem contraste. Esse exame vai mostrar a presença de sangue nos espaços que banham o cérebro.

Uma vez estabelecido o diagnóstico de aneurisma cerebral, o paciente deve ficar internado. O tratamento é, na maioria das vezes, cirúrgico, embora essa decisão dependa de uma série de particularidades, como a localização e o tamanho do aneurisma e do acesso ser mais ou menos fácil.

Cabe lembrar que alguns fatores podem facilitar o aneurisma cerebral. O mais importante e comum é a hipertensão arterial, principalmente quando ocorrem variações muito grandes da pressão durante o dia. O tabagismo também pode facilitar a ocorrência do aneurisma.

Perante o quadro acima descrito, a principal providência é que a pessoa procure rapidamente o serviço médico mais próximo para que seja feito um diagnóstico precoce do aneurisma cerebral. Isso é fundamental para propiciar um bom tratamento.

NOTÍCIAS

09/05/2018
A tecnologia já está facilitando as cirurgias, principalmente a cerebral. No Estados Unidos alguns hospitais estão te...
28/09/2017