Logotipo Cirurgia Para  Você
  • (11) 2176-7266 Entre em contato
  • contato@cirurgiaparavoce.com.br E-mail de Contato

Sobre a Estimulação Cerebral Profunda – DBS “Deep Brain Stimulation”

setembro 28, 2017

“DBS” fornece estimulação elétrica para modular os sinais cerebrais que causam os principais sintomas motores associados à Doença de Parkinson. Um neuroestimulador é cirurgicamente implantado sob a pele e ligado a eletrodos colocados em áreas do cérebro que modulam o movimento. Esse sistema de estimulação também é chamado de “marca-passo cerebral”. “DBS” é uma terapia reversível que pode ser ajustada às necessidades de cada paciente.

Um sistema de DBS consiste de três componentes implantados:

· Eletrodo – Um cabo-eletrodo é constituído de quatro finos fios isolados e enrolados com quatro eletrodos em sua ponta. O cabo-eletrodo é implantado no cérebro.

· Extensão – Uma extensão conecta-se ao cabo-eletrodo e passa sob a pele desde a cabeça através do pescoço até a parte superior do peito.

· Neuroestimulador – O neuroestimulador conecta-se à extensão. Esse dispositivo pequeno e hermeticamente fechado, semelhante a um marca-passo cardíaco, contém uma bateria e componentes eletrônicos. O neuroestimulador é geralmente implantado sob a pele, no peito, abaixo da clavícula (dependendo do paciente, um cirurgião poderá implantar o neuroestimulador no abdômen). O dispositivo produz os pulsos elétricos necessários à estimulação.

Os pulsos elétricos do neuroestimulador são transportados através da extensão e levados às regiões almejadas do cérebro. Os pulsos podem ser ajustados remotamente para se verificar ou modificar os ajustes do dispositivo.

(Dr. Eduardo Urbano da Silva, CRM-SP 108.896)