Um a cada 8 homens com mais de 60 anos têm câncer de próstata

Antes de respondermos quais os sintomas causados pela HPB precisamos dividir os sintomas urinários em dois grupos: os sintomas de armazenamento (dificuldade no armazenamento da urina) e os sintomas de esvaziamento. A próstata está mais relacionada aos problemas de esvaziamento, como por exemplo:

– enfraquecimento do jato urinário,
– jato urinário entrecortado (jato urinário que começa e para),
– gotejamento no final da micção,
– hesitação inicial na hora de urinar,
– sensação de que sobrou urina na bexiga.

Com o passar do tempo começam a surgir os sintomas de armazenamento, como aumento na frequência diurna e noturna, e depois a urgência, que é a dificuldade de segurar a urina e a pessoa precisa parar o que está fazendo e ir correndo ao banheiro e às vezes não dá tempo e a pessoa perde a urina na roupa.

Numa grande parte das vezes, no homem acima de 55 anos de idade, a urgência miccional está relacionada à obstrução prostática, como resultado da hipertrofia do músculo da bexiga e consequente alteração neurológica. O aumento na frequência urinária diurna e noturna associado à urgência miccional caracterizam a Síndrome da Bexiga Hiperativa (BH). Esta condição, a BH, pode não ter uma causa evidente, chamada então de Idiopática, ou, no homem, ser secundária a obstrução causada pela próstata.